Abril Verde Vida, saúde e trabalho digno

Vida, saúde e trabalho digno

15/04/2025 - 09h17

Artigo: elaborado pelos magistrados Ricardo Jahn (Juiz do Trabalho e Gestor do PTS-SC) e Deisi Senna Oliveira (Juíza do Trabalho e Coordenadora do PTS-SC da 8 Circunscrição). O texto foi elaborado com auxílio do chat-JT.

Pode-se dizer que a vida é uma bela e colorida toalha, tecida com fios da saúde e do trabalho digno. Fios que se rompidos podem ameaçar a integridade do todo. A busca por uma existência plena e significativa demanda um olhar atento para a interconexão desses três pilares fundamentais.

A saúde, indiscutivelmente, é o alicerce. Sem ela, a energia e a capacidade para viver plenamente, para construir uma carreira e contribuir para a sociedade, são comprometidas. Não se trata apenas da ausência de doenças, mas de um bem-estar físico, mental e emocional que permite o florescimento do indivíduo. A busca por um estilo de vida saudável, com hábitos equilibrados de alimentação, exercício e descanso, é fundamental para a construção de uma vida robusta e produtiva.

Em paralelo, o trabalho digno emerge como elemento vital para a concretização de uma vida plena. Mais do que apenas um meio de subsistência, o trabalho digno promove a dignidade humana, proporcionando sentido, propósito e a possibilidade de crescimento pessoal e profissional. Ele implica em condições justas de trabalho, remuneração adequada, respeito aos direitos trabalhistas, segurança e um ambiente de trabalho saudável, livre de assédio e discriminação. É no trabalho digno que encontramos a possibilidade de contribuir para a sociedade, de realizar nossos potenciais e de construir um futuro melhor para nós e para as gerações futuras.

Entretanto, a busca por esses três elementos – vida, saúde e trabalho digno – não se configura como uma jornada individualista. É uma busca coletiva que exige políticas públicas eficazes, responsabilidade social das empresas e a conscientização de cada indivíduo sobre a importância de sua participação na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. É preciso lutar por ambientes de trabalho seguros e saudáveis, por políticas que garantam o o à saúde para todos, e por uma economia que valorize o ser humano acima do lucro.

Em síntese, vida, saúde e trabalho digno se entrelaçam em uma costura ao mesmo tempo complexa e interdependente. A busca por uma vida plena exige o equilíbrio e a harmonia entre esses três pilares, garantindo não apenas a sobrevivência, mas a verdadeira qualidade de vida através da realização pessoal. De igual sorte proporcionará a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, o que garantirá um futuro melhor para todos.