
Vice-reitora Gisele Lopes assume reitoria da Unesc durante licença de Luciane Ceretta
A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) viveu uma tarde de emoção e responsabilidade nesta quarta-feira, dia 21, no auditório Ruy Hülse, com a cerimônia oficial de transferência das atribuições da reitoria. A atual reitora, Luciane Bisognin Ceretta, transmitiu a liderança da instituição à vice-reitora Gisele Silveira Coelho Lopes, que assumirá o cargo durante o período em que Luciane estará licenciada para comandar a Secretaria de Estado da Educação.
O ato, voltado à comunidade acadêmica, contou com a presença dos pró-reitores, da chefe de gabinete, da procuradora jurídica da Universidade e de um auditório lotado de servidores, estudantes e autoridades que aplaudiram a agem simbólica e oficial de comando. A do documento que formaliza a mudança será efetiva a partir da próxima segunda-feira, 26 de maio.
Durante seu discurso, Luciane Ceretta manifestou plena confiança na continuidade e evolução do projeto institucional da Unesc sob a condução de Gisele Lopes. “Não tenho a menor dúvida de que, quando eu retornar, a Universidade estará ainda mais pujante e próspera. A Gisele, com toda sua experiência ao meu lado nestes 20 anos, vai fazer a Universidade voar ainda mais alto”, destacou, emocionada.
A reitora também reforçou a importância do vínculo construído com os estudantes ao longo de sua gestão e demonstrou segurança ao confiar a missão à colega. “Gisele participou de todo o diálogo e trabalho, e sei que os acadêmicos terão nela a mesma referência, o mesmo acolhimento, o mesmo diálogo que têm comigo. Saio muito tranquila nesse e em todos os aspectos”, completou.
Já empossada como responsável pelas atribuições da reitoria, Gisele Lopes assumiu o compromisso de manter o projeto construído coletivamente com a reitora Luciane e com toda a comunidade universitária. “Nosso compromisso é consolidar o que foi construído, aprimorar o que pode ser melhorado e ressignificar o que for necessário, sempre olhando para frente. A Universidade está viva, conectada com o ecossistema da Educação Superior e precisa seguir atualizada, forte, comprometida com a excelência acadêmica e com o fortalecimento das relações institucionais”, afirmou.
Gisele também reforçou a essência plural e participativa da Unesc. “Temos uma comunidade de mais de 20 mil pessoas, estudantes, colaboradores e parceiros, que esperam segurança, escuta, diálogo e prosperidade. Vamos manter esse ambiente vivo, produtivo e acolhedor. A Unesc está entre as melhores instituições não estatais em pesquisa do país e é reconhecida como um dos melhores lugares para se trabalhar. É esse legado que continuaremos a fortalecer”, concluiu.
A Rádio Araranguá acompanhou a cerimônia in loco. Confira: