Política Secretário de Saúde fala sobre o andamento do edital do HRA

Secretário de Saúde fala sobre o andamento do edital do HRA

23/05/2025 - 19h42

Na manhã desta sexta-feira, 23, o Governo de Santa Catarina promoveu, em Araranguá, mais uma edição do programa Santa Catarina Levada a Sério, com o objetivo de prestar contas e anunciar novos investimentos para os 15 municípios que integram a região da Amesc.

Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Diego Demarchi, concedeu entrevista à Rádio Araranguá e falou sobre o novo edital para a istração do Hospital Regional de Araranguá (HRA), que trará mudanças significativas na gestão e na oferta de serviços da unidade hospitalar. “Nós temos no novo edital avanços na gestação de alto risco, que o contrato hoje é falho em relação a isso, ele foi firmado em 2018, então era um outro momento. O novo edital também vai dar possibilidade de não ter limite na realização de cirurgias de ortopedia de alta complexidade. Então uma pessoa que está aguardando uma cirurgia de quadril, uma cirurgia de joelho, uma cirurgia da coluna, sabe a importância disso, da gente aumentar o máximo o número de cirurgias aqui dentro da Amesc”, afirmou Demarchi.

Entre as novidades anunciadas, está também a possibilidade da implantação de uma ala oncológica no HRA, um antigo pleito da comunidade regional. “Também temos possibilidade a partir desse novo edital e um novo contrato com a entidade que irá istrar, de nós termos oncologia no hospital. Porque hoje o paciente que é da Amesc e dos 15 municípios tem que se deslocar para o hospital de São José, de Criciúma. É um pleito da região. O governador já sinalizou de maneira positiva”, disse o secretário.

Sobre o andamento do edital, Diego Demarchi explicou os motivos da suspensão temporária e a expectativa para o andamento do processo. “Eu suspendi o edital, inclusive para escutar os secretários da região, que eu não precisaria em tese, não seria obrigado a cumprir, mas fiz, fiz questão de suspender, escutei eles, acatamos. Agora ele foi suspenso por conta de impugnação relacionados à pontuação, e deve estar saindo. Se não saiu ontem em diário oficial, está saindo hoje e volta de correr os prazos do cronograma para entrega de envelopes e propostas”.

Com a retomada do edital prevista para ainda esta semana, o secretário projeta a do novo contrato já nos próximos meses. “A gente pretende estar com um novo contrato assinado a partir de agosto. Se não acontecer nada diferente aí na tramitação das propostas a partir de agosto, estaremos aí com o resultado, para poder olhar para frente”, concluiu.