
SC Mais Inovação: em entrevista à Rádio Araranguá, secretário Marcelo Fett, reforça importância do programa
Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Rádio Araranguá transmitiu uma edição especial do programa Dia a Dia diretamente da sede da Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense). O motivo da transmissão foi a Conferência Microrregional de Inovação, evento que integra o Programa SC Mais Inovação, uma das maiores iniciativas voltadas ao incentivo da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e executada pela Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), a conferência tem como objetivo aproximar o ecossistema de inovação das comunidades locais. A ideia é transformar boas ideias em projetos concretos com potencial de gerar impacto direto nas regiões catarinenses.
Durante o programa, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destacou a importância do evento e explicou como o SC Mais Inovação está construindo um novo ciclo de desenvolvimento para o Estado. “O programa surge a partir da visão do governador sobre a importância da inovação na geração de um novo modelo de desenvolvimento econômico. Com isso, uma série de ações foi desencadeada, entre elas a criação da própria Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, que até então não existia”, afirmou.
Segundo o secretário, o Governo do Estado tem percorrido Santa Catarina para diagnosticar os principais desafios enfrentados por empreendedores interessados em inovação, independentemente do porte das empresas. “Reunimos essas dificuldades e propusemos soluções que hoje fazem parte do programa. A proposta central é conectar a economia aos mecanismos do ecossistema de inovação”, explicou Fett.
Ainda conforme ele, o programa já mapeou 20 diferentes fontes de financiamento e apoio à inovação, muitas das quais ainda eram desconhecidas pelos empreendedores catarinenses. “Hoje, eles am a ter o a essas ferramentas que podem transformar seus negócios. Além disso, promovemos conexões entre empresas. Muitas vezes, o empresário não precisa só de recurso financeiro, mas de relacionamento com outros negócios. E isso também estamos promovendo nos 16 polos do programa”, destacou.
Outro ponto abordado foi o Tratado da Inovação, lançado pelo Governo do Estado, que estabelece um conjunto de leis para estimular políticas de inovação nos municípios catarinenses. “O tratado busca criar um ambiente favorável para negócios inovadores, além de incentivar que os municípios se tornem cidades inteligentes. A grande maioria das cidades ainda não tem 5G, mas poderia ter. Estamos trabalhando para conectar todos esses pontos”, finalizou o secretário.