Economia Programa SC Mais Inovação chega a Araranguá nesta quarta, com Conferências Microrregionais

Programa SC Mais Inovação chega a Araranguá nesta quarta, com Conferências Microrregionais

14/04/2025 - 10h06

Projeto do governo do Estado busca aproximar ciência, tecnologia e inovação da realidade das regiões catarinenses

A região Sul de Santa Catarina será palco, nesta quarta-feira, dia 16, de uma intensa programação do Programa SC Mais Inovação, uma das maiores iniciativas estaduais de fomento à ciência, tecnologia e inovação. As Conferências Microrregionais de Inovação, promovidas pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e executadas pela Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), têm como objetivo conectar o ecossistema da inovação à realidade das comunidades locais e fomentar projetos concretos.

A agenda de eventos inclui três encontros ao longo do dia. A primeira conferência acontece pela manhã, às 8h30min, em Araranguá. À tarde, às 13h30min, será a vez de Criciúma receber o evento, seguido por Tubarão, onde o encontro está marcado para as 18h30min. A expectativa é reunir lideranças públicas e privadas, empreendedores, estudantes, pesquisadores e representantes de instituições de ensino, ampliando o diálogo sobre inovação e desenvolvimento regional.

Em entrevista ao programa Dia a Dia da Rádio Araranguá, o coordenador geral do programa SC Mais Inovação pela UNESC, Adriano Rodrigues, destacou a importância desta etapa para o fortalecimento do ecossistema de inovação. “Esta etapa que compreende Araranguá, Criciúma e Tubarão faz parte de um roteiro de conferências que é uma das ações do SC Mais Inovação. Inovação é trazer movimentos distintos para a vida das pessoas”, afirmou.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, também ressaltou o caráter descentralizador do projeto. “Essa fase das conferências microrregionais é fundamental para aprofundar o diálogo com os territórios e garantir que a inovação esteja presente de forma prática no dia a dia das pessoas e dos empreendimentos catarinenses. A inovação precisa ser democrática, descentralizada e conectada com a realidade de cada região”, destacou.

Já a presidente da ACAFE, Luciane Ceretta, enfatizou a importância da articulação entre instituições de ensino, setor produtivo e sociedade. “A presença do SC Mais Inovação nas diferentes regiões do estado representa uma oportunidade ímpar de articulação entre universidades comunitárias, setor produtivo, sociedade e poder público. É um o concreto na direção de um ecossistema mais colaborativo e transformador”, afirmou.

Foto: Arquivo