Geral Prefeitura de Araranguá lança protocolo digital para projetos de engenharia e arquitetura

Prefeitura de Araranguá lança protocolo digital para projetos de engenharia e arquitetura

06/05/2025 - 16h35

A Prefeitura de Araranguá, em parceria com o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), lançou oficialmente um novo sistema de protocolo digital de projetos, que promete modernizar, agilizar e tornar mais sustentável o processo de aprovação de obras no município. A ferramenta, desenvolvida internamente por técnicos do Samae, já está em funcionamento e disponível para uso de engenheiros, arquitetos, técnicos e demais profissionais da área.

A iniciativa nasceu da necessidade de adaptar os procedimentos à era digital e reduzir o uso de papel. “Esse processo está acontecendo há mais de um ano, quase dois anos. Surgiu da necessidade sustentável, de reduzir a emissão de resíduos, e também da transformação digital que se intensificou após a pandemia”, explicou Bruna Inácio Nazário, engenheira do Samae. Segundo ela, o desenvolvimento técnico foi feito integralmente pelo servidor Tony, responsável pela criação do fluxo de trabalho e estruturação do sistema.

Com a nova ferramenta, os profissionais não precisarão mais levar fisicamente seus projetos ao Samae ou à Prefeitura. Todo o processo de cadastro e envio dos documentos obrigatórios — como pranchas, requerimentos, comprovantes de pagamento e termos de responsabilidade — será feito digitalmente. “São os mesmos documentos que já pedimos diariamente, apenas serão entregues de forma digital”, ressaltou Bruna.

O arquiteto da Prefeitura de Araranguá, Nelson Prohman, destacou que o processo foi pensado para refletir a estrutura istrativa local, em que os projetos am primeiro pelo Samae para análise das questões sanitárias e hidráulicas. Após a aprovação inicial e pagamento das taxas, o sistema encaminha automaticamente os documentos para a prefeitura, onde ocorre a análise urbanística, arquitetônica e legal.

“É um sistema que está se iniciando agora e que certamente vai ar por ajustes, mas nosso objetivo é garantir eficiência e segurança para todos os envolvidos — profissionais, proprietários, incorporadores e também os analistas públicos”, afirmou Nelson. Ele acrescentou que o município investirá em equipamentos e infraestrutura para que o sistema funcione com alto desempenho em todas as etapas do processo.

A expectativa da istração é que, com o tempo, os prazos de análise sejam reduzidos e a comunicação entre profissionais e setor público se torne mais fluida e transparente. O novo sistema de protocolo digital marca um o importante no caminho da modernização dos serviços públicos em Araranguá.