
Prefeito de Araranguá fala da vinda do governador à cidade e sobre investimento em turismo de água doce
Em encontro com os 15 prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), o governador Jorginho Mello atendeu muitos pedidos dos gestores municipais. Além da obra da quarta ponte, pedido atendido pelo governador, o prefeito de Araranguá Cesar Cesar levou uma série de reivindicações ao governo do Estado e optou por priorizar investimentos em pavimentação urbana, aproveitando a liberação de R$ 24 milhões em recursos, para tal fim.
“Com respeito aos pedidos ao governador, levei vários projetos. Após o valor liberado, de mais R$ 24 milhões, preferi levar obras de pavimentação, porque se eu levasse duas obras grandes, já mataria o valor. Agora, com a liberação para a pavimentação de ruas de infraestrutura, alcançamos muitas ruas importantes para o município. Pretendemos realizar um turismo de água doce muito grande, realizar condomínios, e expandir ainda mais a cidade. Vamos começar a calçar a rua principal de Balneário Ilhas”, ressaltou.
O projeto de turismo de água doce será desenvolvido em diferentes regiões da cidade, com foco na valorização de áreas como a Lagoa da Serra, Jardim Cibele, Lagoa da Velhinha e Sanga da Toca. A intenção é transformar essas áreas em balneários voltados ao lazer e à recepção de visitantes, oferecendo uma alternativa ao tradicional turismo de praia.
“Não são todas as pessoas que gostam de mar. Somos privilegiados em possuir água salgada e água doce, em abundância. Com isso, vamos iniciar um trabalho na Lagoa da Serra, no Jardim Cibele, na Lagoa da Velhinha e na Sanga da Toca. Temos muitas áreas de água doce, para trabalhar o turismo. Vamos formar praias com essa água, para o turista curtir essa nova opção. Consequentemente, o empresariado vem depois, fazendo pousadas e hotéis”, explicou o prefeito.
Um dos destaques do plano é a transformação da região da Costa da Lagoa em um novo balneário. A istração já iniciou obras de o ao local e pretende concluir três entradas para facilitar a chegada de turistas. “Temos três os à Costa da Lagoa, com 1 quilômetro feito. Nesse ano vamos fazer mais um pedaço. A ideia é fazer as três entradas até lá, para que se torne um novo balneário em cima da água doce”, informou Cesa.
Para tornar os espaços atrativos, a prefeitura planeja a implantação de infraestrutura básica, como colocação de areia, estacionamentos e estrutura de apoio. A expectativa é que a iniciativa gere um ambiente propício para a instalação de pousadas, hotéis e áreas de lazer.
“Os primeiros os são a colocação da areia, a partir daí, locais para estacionamento. Com isso, o empresário entra com pousadas, hotéis e uma área de lazer, com churrasqueira e lanchonete. O que estamos fazendo no Morro dos Conventos com os banheiros químicos, vamos fazer também nas lagoas. Essa é a melhor indústria para a cidade, porque o turista vem e só traz recurso. Temos uma posição geográfica privilegiada, precisamos aproveitar isso”, avaliou.
Com esse novo eixo de desenvolvimento, a gestão municipal acredita que Araranguá poderá se posicionar como destino turístico nacional, reunindo praia, água doce e belezas naturais em um único território. “Existe muitos turistas de água doce, que vêm de diferentes estados. Será isso que vamos fazer daqui para frente. A cidade com os turismos de mar, água doce e belezas naturais, ganhará espaço no cenário nacional”, finalizou o prefeito.