
Prazo final para regularizar título de eleitor termina na próxima segunda-feira; em Araranguá 2.159 eleitores podem ter documento cancelado
O prazo para que eleitores regularizem seus títulos de eleitor termina na próxima segunda-feira, dia 19 de maio. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas em todo o Brasil ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim do prazo.
De acordo com o técnico judiciário Marcus Giusti, considera-se faltosa a pessoa que não tenha votado nem justificado a falta nos três últimos pleitos. “Então quem não votou no primeiro e no segundo turno nas eleições presidenciais, e não votou agora para prefeito, e não justificou, essas pessoas terão seus títulos cancelados”, explica.
2.527 eleitores podem ter seus títulos cancelados apenas nos três municípios da 1ª Zona Eleitoral:
Araranguá: 2.159 títulos irregulares
Balneário Arroio do Silva: 286 títulos irregulares
Maracajá: 82 títulos irregulares
A regularização do título de eleitor é fundamental para que o cidadão possa votar nas eleições, além de ser exigida para emissão de aporte, inscrição em concursos públicos, posse em cargos públicos e obtenção de empréstimos em instituições financeiras públicas.
Como saber a situação do seu título
Para verificar se há pendências com a Justiça Eleitoral, o cidadão pode ar o Autoatendimento Eleitoral pelo site do TSE:
Clique aqui para consultar sua situação eleitoral
Siga os os:
- e o site do TSE: www.tse.jus.br
- Clique em “Autoatendimento Eleitoral”
- Em seguida, vá em “Título Eleitoral”
- Clique em “7. Consultar situação eleitoral” e preencha os dados solicitados
O atendimento presencial também está disponível nos cartórios eleitorais, que em Araranguá funciona do meio dia às 19 horas.