
Nove municípios brasileiros são investigados por suspeita de gripe aviária, três são de SC
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mantém em alerta nove municípios brasileiros que estão sob investigação por possíveis casos de gripe aviária. As informações são do Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN), atualizado duas vezes ao dia pelo Mapa.
Nos locais investigados, foram coletadas amostras de aves — silvestres ou domésticas — que apresentaram sintomas compatíveis com a doença. Os exames laboratoriais ainda não tiveram resultados conclusivos.
Municípios com investigações em andamento:
Rio Grande do Sul:
1. Triunfo – criação doméstica de subsistência
2. Gaurama – criação doméstica de subsistência
3. Derrubadas – aves silvestres em vida livre
Santa Catarina:
4. Chapecó – criação doméstica de subsistência
5. Ipumirim – criação doméstica com fins comerciais
6. Garopaba – aves silvestres em vida livre
Outros estados:
7. Salitre (CE) – criação doméstica de subsistência
8. Aguiarnópolis (TO) – criação doméstica comercial
9. Eldorado do Carajás (PA) – criação doméstica de subsistência
Além disso, outros três municípios, Estância Velha (RS), Nova Brasilândia (MT) e Gracho Cardoso (SE), chegaram a figurar no no início da semana, mas os exames laboratoriais já descartaram a presença da gripe aviária nesses locais.
Desde o início do monitoramento, o sistema já registrou 3.971 investigações relacionadas a suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, com foco na detecção de duas doenças: Influenza Aviária (gripe aviária) e Doença de Newcastle.
O Mapa reforça a importância da notificação imediata de casos suspeitos por parte de produtores, criadores e população em geral, principalmente em regiões com criação doméstica ou comércio de aves vivas. O alerta é essencial para evitar a disseminação da doença, que tem impactos econômicos significativos e pode afetar a saúde animal e, em casos raros, humana.