
Mudança na área da Educação e alagamentos em Turvo: os fatos que movimentaram os últimos dias na região
Saiu na última sexta-feira, 27, a nomeação do novo coordenador regional de Educação da Amesc. O professor Luis Carlos Péssi é o novo coordenador. Ele tem histórico e compromisso com a educação e apresenta diversos trabalhos comunitários. Politicamente nas últimas eleições atuou nas campanhas de Jorginho Mello a governador e de Andressa Ribeiro a deputada estadual.
Saiu
Foi publicada na última sexta-feira, 27, a decisão do Patrimônio da União em que revê sua decisão inicial de suspender o contrato de cessão de uso, pela prefeitura do Arroio do Silva, da área a beira-mar, onde estava sendo construído o calçadão. A informação foi reada aqui na Rádio Araranguá na Conversa do Dia, assim que saiu a decisão.
Muda
A decisão do Patrimônio da União, muda substancialmente a situação da obra, que está paralisada. A decisão judicial que manda a obra paralisar, está baseada exatamente no fato em que o Patrimônio da União, havia suspendido o contrato de cessão de uso. Ante os argumentos apresentados pela prefeitura e por sua equipe jurídica, houve a reversão da medida. Assim, o caminho está aberto para a retomada das obras novamente.
Cassação
Antes da retomada, ainda será necessário a cassação da liminar concedida pela justiça ao Ministério Público Federal, uma vez que o motivo que levou a liminar já não existe mais. Assim é provável que nos próximos dias aconteça a liberação da retomada das obras. Mas, como depende de uma decisão judicial, é prudente aguardar os acontecimentos.
Turvo
Turvo viveu na tarde desse domingo, 29, uma situação praticamente inusitada. Com a maior precipitação de chuva de toda a região Sul do Estado, a cidade ou por momentos de calamidade. Vídeos nas redes sociais mostraram a situação de inundação de ruas e avenidas centrais. A cooperativa de energia elétrica, precisou desligar a energia, devido ao perigo eminente de algum acidente. Segundo a Defesas Civil do Estado, em Turvo ontem caiu 43,8 milímetros de chuva, enquanto a média no Estado foi de 9,9.

Iluminação
O prefeito Cesar está convencido de que a terceirização da iluminação pública é a saída para modernizar o serviço no município. Para tanto, já está em andamento a elaboração de um edital de licitação, que envolve audiência pública, entre outras exigências. A promessa é modernizar o serviço em Araranguá nos moldes do que já existe em outras cidades.
Led
Pelo que se desenha, a empresa que vencer a licitação será responsável por implantar, dentro de um prazo especifico, lâmpadas de led em toda a cidade. Toda a iluminação estará ligada a uma central, que terá monitoramento 24 horas. Assim, toda a vez que um problema acontecer, a central perceberá em tempo real e o conserto será feito praticamente de imediato.
Desligar
Com a central, será possível diminuir a intensidade da iluminação, apenas em pontos desejados, e desligar a energia por setores, dependendo da necessidade. Câmeras de segurança também poderão ser espalhadas pela cidade, o que também poderá contribuir com a segurança.
Movimentado
O final de semana foi mais uma vez de grande movimentação em Ilhas, Morro dos Conventos e Balneário Arroio do Silva. Com mais um final de semana de muito calor, nossos balneários tiveram muita procura. A movimentação na SC-447 ficou intensa no retorno da praia e exigiu paciência devido à fila, que começava já no centro do Arroio do Silva no final do dia. Shows e competições esportivas, atraíram um grande público, que acabou encontrando algumas dificuldades.
Arroio
Nas redes sociais reclamação da istração municipal pela falta de estrutura e de ações para melhorar a recepção aos turistas. Mas, obras estruturantes já foram feitas ou estão em andamento no Arroio do Silva. o Sul, calçamento de várias ruas, a reforma, o projeto da praça central, a reforma da quadra coberta no centro e o próprio calçadão a beira-mar. Shows e programação esportiva também estão à disposição. Existem responsabilidades que são do gestor municipal, mas existem outras que são do próprio comércio em si. Melhorar o atendimento em bares e restaurantes, onde clientes esperam por até uma hora para serem atendidos, pode ser apenas um, entre outros indicativos.
Confira o editorial Completo