Nacional Morre Divaldo Franco, referência do espiritismo no Brasil, aos 98 anos

Morre Divaldo Franco, referência do espiritismo no Brasil, aos 98 anos

14/05/2025 - 08h14

Faleceu na noite desta terça-feira, dia 13, em Salvador (BA), o médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, aos 98 anos. Considerado um dos maiores nomes do espiritismo no Brasil e no mundo, Divaldo tratava um câncer na bexiga. A causa da morte não foi oficialmente divulgada.

Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana (BA), Divaldo dedicou quase toda a sua vida à doutrina espírita, tornando-se o principal representante do espiritismo brasileiro após a morte de Chico Xavier, em 2002.

Legado de fé, literatura e ação social

Com uma trajetória marcada por obras literárias e ações sociais, Divaldo Franco publicou mais de 260 livros, com mais de 10 milhões de exemplares vendidos. Seu legado literário ultraou fronteiras, com traduções para 17 idiomas. Ao longo da vida, realizou cerca de 20 mil conferências em 2.500 cidades de 71 países, sendo reconhecido internacionalmente como embaixador da doutrina espírita.

Sua história de vida foi retratada no cinema no filme “Divaldo – O Mensageiro da Paz”, lançado em 2019.

Educador e pai de centenas

Em 1947, ao lado de Nilson de Souza Pereira, fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção, e, cinco anos depois, a Mansão do Caminho, ambos em Salvador. O complexo se transformou em uma referência em educação e assistência social, atendendo, segundo dados da instituição, mais de 5 mil pessoas por dia com apoio material, educacional e espiritual.

Divaldo não teve filhos biológicos, mas foi reconhecido como pai de mais de 600 jovens, acolhidos como filhos ao longo das décadas.

Último adeus

O velório de Divaldo será realizado nesta quarta-feira, dia 14, das 9h às 20h, no Ginásio da Mansão do Caminho, em Salvador. O sepultamento está marcado para quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz.

A Mansão do Caminho, em nota de despedida publicada nas redes sociais, afirmou: “A Pátria maior está em festa pelo regresso de um nobre irmão que cumpriu exitosamente a sua missão. Até logo, Semeador de Estrelas! Seu exemplo de luz e amor guiará nossos os para sempre!”