Geral Meteoro ilumina o céu e assusta moradores com estrondo sônico em Araranguá

Meteoro ilumina o céu e assusta moradores com estrondo sônico em Araranguá

23/04/2025 - 21h17

Na noite desta quarta-feira, 23 moradores de diversas cidades do sul de Santa Catarina e do litoral norte do Rio Grande do Sul foram surpreendidos por um verdadeiro espetáculo celeste. O céu limpo permitiu a observação clara de meteoros Líridas.

O fenômeno ocorre quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo Cometa Thatcher (C/1861 G1). Ao entrarem na atmosfera terrestre, essas partículas se aquecem pelo atrito com o ar e geram os chamados meteoros, popularmente conhecidos como estrelas cadentes. A chuva Lírida, que pode ser observada desde o dia 14 de abril.

Além do espetáculo visual, alguns moradores da cidade de Araranguá, relataram ter ouvido um forte estrondo durante a agem de um dos meteoros. O barulho, identificado por especialistas como um “sonic boom”, ocorre quando um objeto entra na atmosfera a uma velocidade superior à do som, criando ondas de choque que se fundem e resultam em um estouro audível. Embora raro, esse tipo de ocorrência pode acontecer em chuvas de meteoros, especialmente quando fragmentos maiores atingem altas velocidades.

O fenômeno pôde ser visto a olho nu, especialmente em áreas com baixa poluição luminosa. Nas redes sociais, internautas compartilharam imagens e vídeos capturados em cidades como Criciúma, Sombrio, Torres e Araranguá, mostrando a movimentação intensa no céu noturno.

A atividade das Líridas ainda pode ser observada até o próximo dia 25, embora com menor intensidade. Para quem deseja tentar acompanhar o fenômeno, a recomendação é procurar locais escuros, longe das luzes da cidade, após a meia-noite, quando a visibilidade costuma ser melhor.