Política Martelo batido: Luciane Ceretta é a nova secretária de Educação do Estado

Martelo batido: Luciane Ceretta é a nova secretária de Educação do Estado

19/05/2025 - 14h21

A professora Luciane Ceretta, confirmou que aceita o convite do governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, para assumir a secretaria de estado da Educação. O convite do chefe do executivo havia sido feito na sexta-feira, 09, antes da viagem de Jorginho aos EUA. Em sua volta ao país, ele recebeu confirmação de Ceretta. Ela vai substituir Aristides Cimadon que pediu afastamento por motivo de saúde.       

Luciane, que está com presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) pelo segundo mandato e também é reitora da Unesc, reeleita recentemente, tem uma vida dedicada a área da educação e irá desempenhar um ótimo trabalho, agora como secretária.

Currículo Luciane Bisognin Ceretta

Professora Luciane Bisognin Ceretta, é formada em Enfermagem e istração de Empresas. É mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Saúde. Possui MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica de Negócios. Está em seu terceiro mandato como reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, a Unesc. Ocupa ainda, pela segunda vez, a função de presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e atua fortemente na defesa das universidades comunitárias no estado de Santa Catarina.

Professora da Unesc desde 1994, Luciane possui vasta experiência na saúde pública.

É referência em pesquisa por meio do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi precursora na implementação do Programa Vivências e Experiências na realidade do Sistema Único de Saúde, hoje desenvolvido em todos os municípios da Amrec e Amesc.

A valorização da área foi possível graças à pesquisa na área da Saúde Coletiva, com lutas constantes pela implementação de melhorias em prol da comunidade.

Na Universidade implantou o programa de Residências em Saúde com importante participação em todos os municípios do extremo Sul catarinense.

À frente da maior Universidade Comunitária do Sul, no período de pandemia de coronavírus coordenou ações e pesquisas para apoio aos municípios como o projeto SOS Covid Unesc, no qual a Instituição ofereceu atendimento gratuito aberto à comunidade de forma virtual. Liderou todo o processo de criação e implementação do projeto Graduação Multi, um novo formato de ensinoaprendizado baseado na experiência desde as primeiras fases da graduação.