
Mário Motta cobra aquisição de uniformes do governo do Estado
A necessidade urgente de fornecer uniformes escolares para estudantes da rede pública de ensino em Santa Catarina tem sido um tema de cobrança do deputado estadual Mário Motta à Secretaria de Estado da Educação. Uniformes não são apenas uma peça de vestuário, mas também um símbolo de igualdade, segurança e dignidade para os alunos. Em entrevista à Rádio Araranguá, o deputado reforçou esta necessidade e destacou que o Estado já tem uma licitação feita para a aquisição dos uniformes.
“Há algum tempo, o governo do Estado de Santa Catarina não compra uniformes para os alunos. A atual gestão até abriu um processo licitatório para a compra das peças. No intuito de somar com a secretaria. Em 2022, já havia acontecido a homologação de um processo licitatório para aquisição de uniformes e foi produzido uma ata de registro de preços, no valor de R$ 167 milhões. Essa ata ficou vigente até julho de 2023. A secretaria poderia ter chamado uma licitação, chamado preços e comprado uniformes. Mas ou esse ano todo e não foi comprado uma peça sequer”, disse Mário Motta.
Ainda de acordo com o deputado, a equipe buscou esclarecimentos sobre a situação e recebeu a informações de que o a aquisição ficaria inviável durante o ano de 2023. “Como a homologação ocorreu somente em julho, ficaria inviável a entrega dos uniformes durante aquele ano letivo, então o processo não foi retomado por que houve um corte nas despesas do governo no final do ano. Além disso, o governo enfatizou que determinou um estudo para uma nova licitação e em outubro a secretaria abriu um novo processo para a aquisição de uniformes”, relatou o deputado.
Com o acompanhamento de sua equipe, Mário Motta percebeu que o processo ficou paralisado na secretaria e voltou a cobrar do Estado. “Ao notar que o processo estava sem atualização desde fevereiro, nossa equipe entrou em contato pedindo celeridade na licitação. Agora no último dia 27 de setembro encerrou o prazo para entrega de propostas com um vencedor e o governo terá um saldo de R$ 103 milhões para adquirir uniformes escolares para todos os estudantes da rede estadual”, concluiu o deputado.