
Guarda-vidas de Araranguá participa de Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático
Há 22 anos trabalhando como guarda-vidas no Morro do Conventos, João Gilberto o Japa, participou do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, onde Santa Catarina tornou-se o estado com a maior quantidade de títulos já conquistados no esporte, seis ao total. O evento ocorreu entre os dias 17 e 20 de novembro na cidade de Torres-RS.
Além da integração entre os guarda-vidas dos estados brasileiros, o evento visa o fomento do salvamento aquático desportivo, e prepara para Operação Veraneio. “São treinamentos específicos para o salvamento, tanto no mar quanto na piscina. Utilizamos as técnicas que usamos na hora de salvar. Precisamos estar preparados para o salvamento, mas o mais importante é a prevenção”, explica João.
Dentre todos os salvamentos já realizados, João relata o que mais lhe marcou. “Foi o salvamento de uma menina, ela estava se afogando e eu não tinha tempo de colocar o equipamento. Tive que saber a hora de usar o material ou não, se eu esperasse ela iria ser levada pela corrente. E consegui salva-la”, conta.
Para a temporada de 2022/2023, João conta que já esta apto. “Hoje estou com 60 anos, e tirei o primeiro lugar entre 100 guarda-vidas na competição. Tudo isso fruto de preparação durante o ano inteiro”, finaliza.