
“Eu não tenho medo de vocês, não precisava agir desta forma, agradeço ao deputado pela emenda, mas não é assim que se faz política, acabou a palhaçada”, afirmou vereador Diran na câmara ontem
O dia começa, com a informação que a 31ª edição da Arrancada de caminhões no Balneário Arroio do Silva, inicia nessa quinta-feira, 02. Hoje à noite tem show com Anndy Cardozo. Amanhã, sexta-feira, acontece a abertura oficial, a escolha da rainha da festa e fecha com show da banda Matusa.
Recepção
De hoje, até domingo, o maior evento do gênero no mundo vai recepcionar turistas de várias partes do país para mais uma edição com muita adrenalina. A partir de hoje, também a praça de alimentação e o parque de diversões entram em funcionamento.
o
Em termos de o ao parque de Arrancadas, este ano, quem chega no Arroio do Silva, não precisará mais chegar ao centro da cidade. Basta entrar a esquerda na rótula do Belona, seguir em frente pela avenida Salmi Paladini, ando a Avenida Otávio Ramiro do Canto, que agora está lajotada, entrar a direita no final, ando pela rua Valeriano da Silva, que é a rua do posto de saúde do bairro Erechim, entrando a esquerda exatamente na frente do posto na rua Erechim para alcançar o parque de Arrancadas. Até porque a Avenida Beira Mar Norte estará interditada, devido a praça de alimentação e o palco principal.
Sugestão
O vereador Márcio Macan sugeriu ao prefeito Evandro Scaini, que a secretaria de Obras tenha uma segunda equipe de trabalho. No entendimento do vereador, o município cresceu nos últimos anos e precisa de mais máquinas e servidores para atender as demandas da pasta. Deixou aberta a ajuda dos vereadores com emendas parlamentares para a compra do maquinário.
Anulado
O Conselho Nacional do Ministério Público anulou ontem o julgamento do ex-governador Carlos Moisés no caso dos respiradores. Segundo o entendimento do Conselho, o ex-governador não teve garantido o pleno exercício do direito de defesa durante o julgamento do caso.
Ecoterapia
O deputado estadual Júlio Garcia é autor do projeto que regulamenta a prática da Ecoterapia no estado. O projeto foi protocolado e está tramitando nas comissões da Assembleia Legislativa.
Lombadas
O departamento de trânsito da prefeitura de Araranguá já instalou e sinalizou as lombadas na Avenida Sete de Setembro. A sinalização e as lombadas foram necessárias, devido ao movimento de pedestres no local, onde ou a funcionar parte da secretaria de Saúde, de um lado e do outro da Avenida.
Atenção
Além da nova sinalização e lombadas na Avenida Sete de Setembro, no relógio de sol, a atenção também precisa ser redobrada. As obras de implantação do CAT, Centro de Atendimento ao Turista e da rótula, estão dificultando o trânsito no local. Se os motoristas puderem evitar, com rotas alternativas, melhor, caso contrário, tenham paciência, pois existem trabalhadores trabalhando para melhorar o trânsito no local.
Homenagem
Câmara de Vereadores de Araranguá faz os últimos preparativos para mais uma edição do prêmio Alzira Rabelo Elias. Os vereadores já apresentaram suas escolhidas que serão homenageadas na sessão solene marcada para o dia 8 de março, dia internacional da mulher. O presidente Luciano Pires vem trabalhando com sua assessoria, preparando uma linda homenagem as mulheres no seu dia. Ontem a casa aprovou o projeto de resolução que outorga o troféu.
Assessoria
Ontem, o presidente Luciano Pires anunciou que a jornalista Morgana Daniel assumiu como assessora de imprensa da câmara.
Proposta
Na sessão de ontem, o vereador Nelson Soares aprovou indicação, onde sugere que o município reveja o tempo de tolerância no estacionamento rotativo. O vereador quer que o tempo de tolerância e de 10 para 15 minutos, sem a cobrança, além da instalação de pontos de vendas de cartões no calçadão e na praça Hercílio Luz, assim que as reformas estejam prontas.
Informações
Já o vereador Jair Anastácio pediu informações sobre o funcionamento da UPA de Araranguá. O vereador quer saber, qual o ree mensal recebido do governo federal para a manutenção, qual o investimento mensal do município, quantos atendimentos foram feitos nos últimos seis meses, a quantidade total de atendimentos na UPA em 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 E 2022, e se existe algum município, além de Araranguá, que colabora com a manutenção mensal da UPA
Desabafo
Ainda na sessão de ontem o vereador Diran, do Progressista, fez um desabafo em relação a uma atitude tomada pelo vice-prefeito, Tano. Segundo o vereador, ele vinha conversando com moradores da Rua Luís Ernesto no bairro Coloninha, organizando abaixo assinado e tentando um projeto para o calçamento. O vereador chegou a ser adicionado num grupo dos moradores onde o assunto vinha sendo tratado. A forte reação do vereador se deu, porque, segundo ele, o vice-prefeito juntamente com o vereador Neno Fontoura, foi conversar com os moradores. Eles teriam exigido que Diran fosse retirado das discussões sobre o calçamento da rua. Conseguiram uma emenda junto ao deputado Júlio Garcia para fazer a obra. “Eu não tenho medo de vocês, não precisava agir desta forma, agradeço ao deputado pela emenda, mas não é assim que se faz política, acabou a palhaçada”, esbravejou.
Interior
Secretaria de Obras de Araranguá começou a trabalhar estradas do interior do município, colocando material para melhorar as condições. O vice-prefeito Cristiano da Silva Costa, o Tano, tem auxiliado a secretaria nos trabalhos.
Audiência
Acontece hoje às 19h no auditório Plínio Linhares, no Center Shopping Araranguá, a audiência pública para a apresentação da parceria público\privada da iluminação pública de Araranguá. A intenção da istração municipal é terceirizar o serviço, para que haja avanços, como a troca de toda a iluminação da cidade por LED. Na audiência, a população receberá todas as informações sobre o que está sendo proposto e como está montado o edital de licitação, que ainda deverá ar pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado.
Irritado
O prefeito de Meleiro, Éder Matos, que está em Brasília, deu soco na mesa ao saber que o projeto de construção de uma escola, conquistado no governo anterior, deverá ser reiniciado. Uma obra de R$ 10 milhões, acertada no governo Bolsonaro, terá que ter um novo processo, devido ao DNA. Trocando em miúdos, obra conveniada no governo Bolsonaro, só serão realizadas, caso tudo seja feito novamente, para que e a ser uma obra do governo Lula.
Confessou
O prefeito ressaltou que foi bem atendido, com educação, mas ao perder a paciência com a informação recebida, disse que o funcionário também não concorda com a determinação, mas precisa ser cumprida. Éder, que é do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, alertou sobre a desfaçatez de um partido que defende tanto a educação, mas que toda uma atitude que vai exatamente prejudicar a educação em seu município.