
Estragos causados pelo temporal e rios da região enchendo rapidamente, inclusive o Araranguá, preocupam Defesa Civil nos municípios.
O final de semana foi de muito trabalho para a Defesa Civil de Araranguá e Arroio do Silva. Dois temporais com rajadas de vento e trovoadas com raios, atingira parte das duas cidades, deixando um rastro de destruição e problemas para os cidadãos. Em Araranguá houve destelhamentos, árvores caídas, ruas alagadas e situações que exigiram, da Defesa Civil, agir no final de semana. No Hospital Regional de Araranguá, uma calha não deu vazão a água e inundou um corredor. Não houve quebra de telhas e o atendimento continuou normalmente, apesar do transtorno. A balsa precisou paralisar as atividades devido ao temporal. Na noite de ontem o prefeito Cesar estudava a possiblidade de decretar estado de emergência no município.
Cheio
Na manhã de hoje imagens mostram o Rio Araranguá cheio e com as águas subindo rapidamente. Moradores do bairro Barranca pediram para fechar a comporta da sanga. Segundo relatos não estava totalmente fechada e a água estava ando. Outros relatos na manhã de hoje mostraram rios de nossa região enchendo rapidamente, o que preocupa as Defesas Civis dos municípios.
Arroio
No Balneário Arroio do Silva, a Vila Isabel foi a mais atingida pelo temporal. Casas foram completamente destelhadas, outras perderam parte das telhas. Um quiosque de uma residência desabou com a parede caindo sobre a calçada. Estive na manhã de domingo na Vila Isabel e o quadro era muito semelhante ao do Furacão Catarina. Enquanto muitas pessoas estavam tentando consertar telhados, outras estavam na rua conversando sobre o que aconteceu na noite anterior.
Socorro
Ontem, mesmo durante a Arrancada de Caminhões, o prefeito Evandro Scaini decretou estado de emergência no município. Segundo o prefeito, equipes da Defesa Civil e da prefeitura estavam cadastrando as famílias que foram atingidas, para prestar socorro. A compra de telhas, mesmo com o comércio fechado, também foi uma providência. Parte da garagem da prefeitura veio abaixo e atingiu uma máquina e uma van. Quanto a parede do ginásio de esportes do Golfinho, que veio a baixo, o prefeito disse que estava em construção, que ainda não estava totalmente amarrada, mas não será prioridade. “Agora precisamos socorrer nossos munícipes que estão precisando de nossa ajuda”, afirmou.
Sem aulas
No final da tarde de ontem saiu uma nota oficial do município suspendendo as aulas hoje na rede municipal de ensino. Diz a nota que, A prefeitura de Balneário Arroio do Silva comunica que a Defesa Civil Municipal continua atuando intensamente para atender as famílias e comunidades atingidas pelo vendaval de sábado. Todas as secretarias municipais estão unidas e formaram equipes que estão nas ruas fazendo levantamento, cadastros e prestando o atendimento possível às famílias.
Situação de Emergência
O Município declarou neste domingo, por meio do Decreto nº 044/2023, situação de emergência em decorrência do temporal com chuva intensa em curto intervalo de tempo e de rajadas de ventos ocorrido na tarde de sábado.
Arrancadão
Mesmo com o temporal que caiu no final da tarde de sexta-feira, a programação foi cumprida com a escolha das soberanas da 31ª Arrancada de Caminhões. Vinte meninas subiram na arela e disputaram o título de Rainha.
Gabriella da Silva Daniel, de 22 anos, moradora de Balneário Arroio do Silva, foi eleita Rainha; Diovana Mafioletti Leandro, de 21 anos, moradora de Maracajá, foi eleita a 1ª princesa; e Daniella Vidal Daros, de 21 anos, moradora de Criciúma, é a 2ª princesa.
Atrapalhou
Foram dois finais de tarde com temporais que assustaram e atrapalharam a realização da Arrancada de Caminhões. Mas, no final o evento foi até o final com as disputas sendo definidas na pista e não por sorteio, como já aconteceu em edições anteriores, devido ao mau tempo.
Não resolveu
O novo traçado no encontro das Avenidas Sete de Setembro, com a Presidente João Goulart e Jorge Lacerda não foi aprovado pelos usuários. Várias críticas foram feitas nas redes sociais. Mesmo que o projeto tenha seguido as normas de trânsito, na prática, o que se tem, são filas em todos os sentidos, lentidão e dificuldade de ar a rótula. Assim, salvo melhor juízo, a obra que foi concebida para desafogar, melhorar o fluxo do trânsito, resultou no contrário. Neste caso, rever o conceito parece ser importante.