Eleições 2024 Diretores de instituto e jornal destacam precisão em pesquisas eleitorais nas eleições municipais

Diretores de instituto e jornal destacam precisão em pesquisas eleitorais nas eleições municipais

09/10/2024 - 11h00

Em entrevista ao programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá, apresentado por Saulo Machado, Everaldo Silveira, diretor da Post TV e do Jornal Enfoque Popular, e Joel da Rosa Elias Jr., diretor da Sonniar, comentaram os resultados das pesquisas eleitorais que apontaram as eleições dos prefeitos no Extremo Sul Catarinense. Ambos destacaram o trabalho minucioso realizado pelo instituto e o jornal, que acertaram em 100% as previsões dos resultados eleitorais.

Joel, da Sonniar, ressaltou o histórico do instituto, que está em operação desde 2015. “O instituto Sonniar é de Araranguá, localizado no Francisco Antônio Elias, número 115. Qualquer pessoa que quiser conhecer o local será bem-vinda”, disse. Ele frisou que a empresa está consolidada como um instituto de pesquisa eleitoral e destacou a parceria com o Jornal Enfoque Popular, que começou nas últimas eleições.

Everaldo Silveira, por sua vez, falou sobre os desafios de trabalhar com pesquisas eleitorais e a pressão envolvida. “Realizo pesquisa em eleições desde 2008. Quando conheci o Joel, resolvi fazer essa parceria, pois ele é de Araranguá e conhece bem o contexto local. A pressão é grande, pois, quando acertamos, dizem que era nossa obrigação, mas, se erramos, somos duramente criticados. Felizmente, nessa eleição tivemos 100% de acerto, o que nos dá um grande alívio e o sentimento de dever cumprido.”

Ambos também abordaram a importância de discutir as pesquisas eleitorais com respeito, sem ataques pessoais. “O problema não é contestar a pesquisa, mas a forma como isso é feito. Não é necessário ofender as pessoas. Infelizmente, em algumas situações, o caráter é colocado à prova, mas sempre lutamos para manter a integridade do nosso trabalho”, afirmaram os diretores.

Everaldo finalizou enfatizando o profissionalismo da equipe. “Somos profissionais e não estamos brincando de fazer pesquisa ou jornalismo. Temos formação e nos dedicamos a entregar resultados confiáveis”.