Geral Diminuição das filas para cirurgias: hospital de Araranguá vira uma das referências para auxiliar o Estado nesse planejamento

Diminuição das filas para cirurgias: hospital de Araranguá vira uma das referências para auxiliar o Estado nesse planejamento

30/01/2023 - 17h23

Na campanha eleitoral, o agora governador Jorginho Mello, apontou como um dos seus principais objetivos diminuir as filas de espera por cirurgias nos hospitais do Estado. Em entrevista à Rádio Araranguá, nessa segunda-feira, 30, o diretor do Hospital Regional de Araranguá, Kristian de Souza, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade, considerada referência em Santa Catarina.

“O Hospital Regional de Araranguá, além de cumprir o que está no contrato, vem definindo quais são as prioridades. A maioria do que está no contrato, em termo de metas, estamos ultraando, como: tomografia, ultrassom e cirurgias. Estamos fazendo além daquilo que nos foi proposto, exatamente para atender nossa região”.

Ano de 2023

“Em 2023 não está sendo diferente. Estamos ampliando ainda mais a estrutura, o dimensionamento de pessoal para que possamos produzir mais e ajudar o governo do Estado a minimizar esse problema que são essas filas de espera”.

Além do contrato

“Em tomografia, nosso contrato é 208 exames por mês. Nós abrimos uma agenda de 1mil exames por mês. Então a nossa função é ofertar a vaga. Quem agenda o paciente é o Estado através da regulação. Ele que tem o controle de toda essa demanda existente. Nosso dimensionamento inicial de profissionais de pronto socorro médico seriam 2, hoje nós temos 3 24h e colocamos o quarto médico na porta, nesse período de natal e carnaval, porque sabemos que aumenta muito o fluxo. Tivemos 2 médicos 5h para atender a rotina hospitalar. É o médico que cuida do paciente quando interna e agora temos 3 médicos de 6h. Nós tiramos a carga muito alta de atendimento dos profissionais, para poder dar mais qualidade”.

“Hoje nós temos 2 pediatras 24h. Aumentamos também o reforço da ginecologia e obstetrícia. Nós temos 1 médico obstetra 24h e amos mais 1 para 6h, então vamos ter dois 24h.”

O diretor do HRA também falou da expectativa entorno da busca por mais uma especialidade. “Amanhã vem a vistoria para a gente ser habilitado em gestação de auto risco que hoje é no Carmela Dutra em Florianópolis. No ano ado nós pleiteamos e provavelmente vamos conseguir esse ano”.

Kristian também reforçou que o hospital vem se equipando para que os pacientes não precisem se deslocar para outras cidades. “Solicitamos o equipamento de vídeo para fazer cirurgia na área da urologia. Vamos buscar esse equipamento para poder atender casos de pacientes que precisam aguardar em outras unidades, porque nosso hospital não tem esse equipamento”.

Fichas cadastrais

O diretor ressalta que muitas pessoas estão aguardando ser chamadas, mas possuem dados cadastrais desatualizados. “Aconselho a irem à unidade de saúde do seu bairro para atualizarem seus dados cadastrais, porque as vezes a pessoa muda o número do celular, mas não notifica a unidade e por isso fica na espera de algo que já era para ter saído”.

Confira a entrevista na íntegra: