Segurança Batalhão dos Bombeiros, com atuação em Araranguá, é o que mais atende ocorrências de incêndio em SC

Batalhão dos Bombeiros, com atuação em Araranguá, é o que mais atende ocorrências de incêndio em SC

12/05/2025 - 13h34

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), que atua nas regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e AMESC (Associação dos Municípios da Região de Criciúma), é atualmente o batalhão que mais responde a chamados de incêndio em todo o estado de Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo major Jihorgenes Luciano Borges, em entrevista ao programa O Dia em Notícia.

De acordo com o major, o número elevado de ocorrências inclui tanto incêndios em edificações quanto queimadas em áreas de vegetação. “Atendemos muitos incêndios. O porquê disso? Eu tenho as minhas teses. A minha tese principal é muitas casas fechadas no inverno. A população nossa muitas vezes tem duas casas, uma em Araranguá, uma em Arroio do Silva, uma Araranguá, e uma em outra no Morro dos Conventos e muitas vezes as casas ficam fechadas. Trazendo o quê? Dano a rede elétrica, problemas, principalmente com vândalos. Furtos, além de furtar a casa, colocam fogo na casa no final. Então, essa é a principal tese que tenho para um número tão grande, quando falamos em incêndio em edificações”, ressalta.

O major também chama atenção para outro tipo de ocorrência recorrente na região: os incêndios em vegetação. “Nosso batalhão também atende muito incêndio e queimada, apesar de nós não termos muitas áreas de reflorestamento, grandes áreas nativas, mas são aqueles pequenos incêndios de vegetação. O cidadão quis fazer uma limpeza no seu terreno rural e perder o controle. O cidadão quis queimar um terreno para fazer a limpeza e perder o controle. Então nós temos muitos chamados disso aí”, finaliza.

Diante do alto número de casos, o Corpo de Bombeiros reforça o alerta: incêndios, sejam em edificações ou na vegetação, representam riscos sérios à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. Qualquer sinal de fumaça ou princípio de fogo deve ser comunicado imediatamente pelo telefone 193. A prevenção ainda é a melhor forma de evitar tragédias.