
Araranguá vai dar início à coleta dos caramujos encontrados no bairro Polícia Rodoviária
Na semana ada, o jornalista Lucas Casagrande, do programa Estúdio 95, da Rádio Araranguá, recebeu fotos de uma proliferação de caramujos no bairro Polícia Rodoviária, em Araranguá. As imagens foram encaminhadas para a prefeitura que logo mobilizou seus profissionais para resolver o problema.
Na manhã dessa segunda-feira, 30, Lucas entrevistou o Coordenador de Controle da Dengue do Município, Télvio Botelho, que explicou as medidas que o departamento deverá tomar nos próximos dias.
“Vamos fazer nessa semana uma ação para coletar os caramujos do terreno. Na oportunidade, faremos um vídeo educativo ensinando a população a coletar esses animais e mostrar os riscos que ele pode trazer”.
Devido a proliferação do animal ser alta, podendo colocar de 50 a 400 ovos, o coordenador explica que as coletas serão realizadas durante todo o ano. A espécie chega ao tamanho de 25 cm em até três semanas.
Coleta e Descarte do animal
Visto que o animal hiberna no período do inverno, Télvio explica que as coletas serão realizadas apenas no verão ou em períodos mais amenos e durante o dia. Ele ainda dá dicas de como fazer o descarte adequado do caramujo.
“O cidadão coloca o animal dentro de um latão normal, pega uma pá e vai esmagar ele, depois coloca cal virgem e enterra tudo a 1,5 metro da superfície, em local que não possua água próximo. Podendo também colocar no lixo normal em duas sacolas com ele bem esmagado. A prefeitura só vai realizar a coleta em terrenos públicos. No particular o morador deverá realizar a coleta. Como é um trabalho contínuo, não temos disponibilidade para ir ao mesmo local sempre” explicou Télvio.
Transporte do animal
O coordenador alerta o setor de vendas a ficar de olho na área de hortaliças, frutas e verduras. “O animal pode estar no meio (de frutas e hortaliças) e ser transportado”.
Orientação ao cidadão
O município vai realizar um trabalho de orientação. “Vamos fazer através das redes sociais essa orientação e a comunicação da prefeitura vai entrar em contato com a Rádio Araranguá para realizar uma ação grande de conscientização para a população nos locais de risco”, explicou Télvio.