Política Primeiras sessões: na Alesc a posse dos deputados lotou a casa e na câmara de Araranguá, o assunto principal foi a perseguição às obras do Morro

Primeiras sessões: na Alesc a posse dos deputados lotou a casa e na câmara de Araranguá, o assunto principal foi a perseguição às obras do Morro

02/02/2023 - 11h27

A posse dos deputados estaduais foi prestigiada. O hall da casa ficou lotado com a assistência acompanhando a sessão de posse num telão. Prefeitos, vereadores, secretários e o governador Jorginho Mello prestigiaram a sessão de posse.

Confirmou

O deputado estadual Mauro de Nadal, do MDB, confirmou sua eleição para a presidência da assembleia, com 38 dos 40 votos. Nos bastidores sua eleição já era certeza e se confirmou, só que não de forma unanime.

Mudou

Até momentos antes da sessão de posse, ainda estava aberta a discussão sobre a primeira vice-presidência. Foi no gabinete do deputado Mauro de Nadal, momentos antes, que o martelo foi batido. O deputado Mauricio Eskudlark, do PL, acabou ficando com a primeira vice-presidência. Já Rodrigo Minotto, do PDT, que estava cotado para o cargo, acabou ficando com a segunda vice-presidência.

Feriado

Hoje é feriado municipal no Balneário Arroio do Silva. Hoje é dia da padroeira do município, Nossa Senhora dos navegantes. Assim a prefeitura não abrirá as portas, mas os serviços essenciais serão mantidos. A tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes conta com extensa programação. Já na Umbanda, o dia é de Iemanjá, a rainha das águas. No Arroio as homenagens serão em frente à imagem de Iemanjá na praia da Meta.

Segurança

O governador do estado Jorginho Mello anuncia para amanhã, às 18h em Sombrio, na rua Coberta, a entrega de viaturas descaracterizadas para a Polícia Civil. Segundo o delegado Ulisses Gabriel, delegado geral da Polícia Civil no Estado, outros equipamentos também deverão ser entregues no ato.

Primeira sessão

Aconteceu na noite de ontem a primeira sessão da câmara de vereadores de Araranguá deste ano. Sob a presidência do vereador Luciano Pires, os vereadores apresentaram suas primeiras indicações e também as comissões temáticas da casa.

As comissões

As chapas de composição das comissões deram entrada. A comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação final, terá como presidente Nelson Soares, do PDT, vice-presidente, Luiz José da Silva, e como membro, Jorge Luís Pereira.

Finanças

A comissão de Finanças, Contas, Orçamentos e Tributação, terá como presidente Kelvin Diran, vice-presidente, Diego Pires e membro, Edir Clésio, o Tico.

Agricultura

A comissão de Agricultura, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Meio-ambiente terá como presidente Douglas Michels, vice-presidente, Nelson Soares e membro, José Carlos de Souza Candido.

Educação

A comissão de Educação, Cultura e Desporto, terá Lena Périco como presidente, Diego Pires como vice e Kelvin Diran como membro.

Indústria

O vereador Jorge Luís Pereira presidirá a comissão de Indústria, Comércio e Turismo, que terá Nelson Soares como vice e Samuel Duarte Nunes como membro.

Transportes

Márcio Tubinho vai presidir a comissão de Viação, Transportes, Obras e Serviços Públicos, que terá Pedro Paulo de Souza como vice e Diego Pires como membro.

Saúde

Luís José de Souza, o Luís da Farmácia, vai presidir a comissão de Saúde e Assistência Social. Ele terá como vice José Carlos da Rosa e como membro, Márcio Tubinho.

Legislação

Por fim a comissão de Legislatura Participativa, terá Samuel Duarte Nunes, o Samuca como presidente, Douglas Michels como vice e Lena Périco como membro.

Fora I

O vereador Jair Anastácio ficou de fora das comissões e registrou o fato no final da sessão. Cobrou do presidente Luciano Pires sua participação em pelo menos uma das comissões. O presidente disse que a situação seria resolvida, momento em que o vereador Pedro Paulo de Souza, ofereceu sua vaga na comissão de transportes. Todas as comissões ainda podem sofrer modificações, uma vez que ainda irão a votação.

Fora II

O vereador Diego Pires, do PDT, foi à tribuna ontem para anunciar que está fora da próxima eleição para a câmara de vereadores. O vereador afirmou que não será mais candidato a vereador, mas que vai continuar a incentivar novas lideranças que possam disputar uma cadeira no legislativo.

Mais uma ação

Ministério Público Federal está questionado a obra de ligação entre o Morro dos Conventos e o Paiquerê. No documento recebido pela procuradoria do município, está o questionamento sobre outro trajeto para a ligação. Vale lembrar que o prefeito Cesar tomou todas as precauções em relação a obra. Projeto ambiental encomendado junto a UNESC e as devidas licenças, inclusive com retirada de sapinhos que viviam no local. Mesmo assim, mais uma vez, o Ministério Público Federal tenta intervir em Araranguá, para impedir o progresso e o avanço da melhoria na qualidade de vida da população. O município tem 72 horas para apresentar sua versão sobre os fatos.

Repercutiu

A ação do Ministério Público repercutiu na sessão de ontem na câmara de Araranguá. O vereador Jair Anastácio foi o primeiro a levantar o assunto, quando disse que estava se dirigindo à sessão e ouviu, na Rádio Araranguá, na Conversa do dia, a informação sobre a nova ação. Disse ser contrário ao denuncismo que vem acontecendo no Morro e lamentou que ditos ecologistas e pretensos defensores do meio-ambiente não se apresentem para a discussão e se escondem atrás de denúncias anônimas.

Vergonha

O vereador Nelson Soares, disse que teve o à denúncia anônima e que ela é maldosa e mentirosa e que até mesmo as fotos tiradas foram batidas de ângulos que levam o Ministério Público Federal (MPF) a acreditar. O vereador disse que viu a versão dos fatos pelo MPF e que ela é a mesma que consta na denúncia. Segundo o vereador, as fotos são das placas que anunciavam o estudo ambiental e foram utilizadas como se a obra tivesse começado antes da licença. Também consta na denúncia anônima, que a abertura da rua era para beneficiar um suposto loteamento que iria se instalar nas imediações. Resume o vereador Nelson, se tratar de uma denúncia feita em suposições com fotos a causar a impressão de que a pavimentação seria pela beira-mar. “Fico triste e revoltado com uma pessoa que tem a vontade de estragar o município, esses que são ecoxaropes, que querem dormir o soninho de sábado à tarde sem o barulho de carros ando na frente de suas casas. Gente chata, mentirosa e falsa”, desabafou o vereador.

Covarde

O vereador Diego Pires chamou de “covarde e Jaguara” o denunciante e disse que se soubesse o nome denunciaria para a cidade toda conhecer. Pedro Paulo de Souza, sugeriu que o município apresente sua defesa e depois identifique o denunciante e cobre dele as custas do processo.

Quando

Na verdade, quando apenas uma pequena parte é ouvida e a voz da maioria ignorada, quando alguns sorrateiramente e no anonimato querem impor suas vontades alimentadas com montagens e mentiras, a democracia agoniza.